1º HAPPY HOUR CONTRAMARCO DEBATE SOBRE TECNOLOGIA E OTIMIZAÇÃO PARA O MERCADO DE ESQUADRIAS E VIDRO

“Todo mês iremos convidar especialistas e empresas renomadas para trazer mais conhecimento sobre a indústria de esquadrias e vidro”, informou Luis Tavares

O auditório da sede da Revista CONTRAMARCO, na capital paulista, recebeu, na noite da última quinta-feira (17), o primeiro encontro do HAPPY HOUR CONTRAMARCO. “Softwares para esquadrias e vidros” e “Como otimizar a produção e especificar a linha adequada para a sua obra” foram os temas abordados. Cerca de 30 convidados participaram do evento, entre eles especialistas e profissionais da indústria de esquadrias e vidro.

“A ideia é que a CONTRAMARCO seja a casa do vidraceiro e do serralheiro! Todo mês iremos reunir cerca de 40 pessoas e convidar especialistas e empresas renomadas para trazer mais conhecimento sobre a indústria de esquadrias e vidro”, disse Luis Tavares, diretor do GRUPO CONTRAMARCO, na abertura do encontro.

A Esquadgroup, desenvolvedora de softwares para esquadrias e vidro, iniciou as apresentações com palestras de executivos das marcas Alumisoft, Preference e Faktory Softwares. Rafael Zacharias, sócio-diretor na Esquadgroup, Faktory Softwares e Preference Brasil, trouxe um panorama histórico da evolução tecnológica.

“A Esquadgroup nasceu com a Alumisoft, começou com o produto CEM, software para esquadrias que vem evoluindo ao longo dos anos, o programa realiza diversos tipos de cálculo de projetos de esquadrias. Outro produto importante é o MOF, que ajuda a trazer o padrão da informação que vem do fornecedor oficial, passa pelo software e vai para o mercado, auxiliando na organização do mercado de esquadrias”, explicou Zacharias.

Em seguida, Marcos Lemes, líder de unidade de negócios da Preference Mercosul, destacou as etapas do levantamento dos materiais até o fechamento do contrato para o pedido, funcionalidades e benefícios gerados pela otimização com os softwares para cálculos de orçamentos. “O software técnico, como o Preference, realiza o cálculo do material e provisiona o custo. É uma parte muito importante, que muitos não dão atenção, mas é o coração da empresa”, afirmou Lemes, complementado que a base de dados precisa refletir na produção. O módulo PrefOne, do Prefsuite, ainda possibilita que o fabricante visualize a janela e seus perfis em diversas perspectivas em 3D, segundo o profissional da Preference.

“É muito comum que o profissional que realiza o corte entenda que a sua otimização é melhor que a do softwares, mas não é, já fizemos os cálculos. O programa efetua pelo menos cinco tipos de cálculos diferentes. A otimização são várias comparações que o software faz e te dá a que obteve a menor perda, um humano não conseguiria fazer esta conta de maneira tão rápida”, disse Lemes. “No caso dos vidros, existem softwares tão poderosos que você precisa colocar um ‘freio’. Por exemplo, faça mil simulações”.

O especialista da Preference destacou ainda as integrações entre softwares e máquinas de corte, centro de usinagem, soldadoras, montadoras, entre outras máquinas. “Você pode estar pequeno hoje, mas já pensar como uma empresa grande, provocou Lemes”.

Cláudio Krafecik, diretor da Faktory Softwares, discutiu sobre a importância do software ERP, uma das principais ferramentas de gestão empresarial, que atende todas as partes do negócio, segundo ele. “Faktory é uma ferramenta de gestão, ele aproveita todas as informações técnicas apresentadas pelo marketing, pega a inteligência da engenharia, do projeto, processa as informações e faz elas caminharem pela empresa, sendo geridas por seus departamentos”, detalhou.

Krafecik comentou que o software atua desde a gestão comercial, controlando metas dos vendedores, fluxo de vendas, comissão, histórico de negociações, gestão de estoques, controle de produção, custos, planejamento, controle de produtividade, operações fiscais, instalação, entre outras particularidades do negócio. O diretor da Faktory Softwares finalizou sua apresentação deixando reflexões sobre as atuais tecnologias e o seu poder, como, por exemplo, o ChatGPT. “Posso integrar o software com a Alexa, ou seja, as tecnologias serão os funcionários mais rápidos, mais inteligentes e mais preparados que a sua empresa vai ter”, concluiu.

“COMO OTIMIZAR A PRODUÇÃO E ESPECIFICAR A LINHA ADEQUADA PARA A SUA OBRA”

Após as apresentações, Cirilo Paes, consultor e desenvolvedor de produtos para vidros e esquadrias de alumínio, projetos, especificação e administração, e Alexandre Araujo, professor MSc., palestrante e fundador do portal Canal do Serralheiro, debateram sobre “Como otimizar a produção e especificar a linha adequada para a sua obra”, Luis Tavares foi o mediador.

O professor comentou sobre o processo artesanal de fabricação de esquadrias, que atende clientes pequenos. O semi-industrial, trabalha com arquitetos e casas, já as indústrias participam de grandes obras, como prédios. Cirilo destacou a necessidade de aprender a especificar as esquadrias de acordo com região, tamanho da esquadria e vidro. Os dois abordaram o papel da tecnologia no gerenciamento da empresa.

“A gente tem que controlar a demanda de acordo com a capacidade produtiva e, para isso, o software vai ajudar bastante, mas pode fazer isso através da gestão visual. Se você não sabe a sua capacidade produtiva, como você vende e não sabe se vai dar certo no final?”, questionou Alexandre.

O encontro terminou com um convite aos participantes para um lanche, acompanhado de um brinde com chope, oferecido pela Esquadgroup.

Fonte: https://www.contramarco.com/post/1º-happy-hour-contramarco-debate-sobre-tecnologia-e-otimização-para-o-mercado-de-esquadrias-e-vidro