DECLARAÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTO (DAP): CEBRACE É A PRIMEIRA USINA DE VIDRO DO BRASIL A OBTER ESTE IMPORTANTE DOCUMENTO
Considerada a maior produtora de vidros e espelhos da América do Sul, a Cebrace recebeu recentemente a Environmental Product Declaration (EPD) — ou Declaração Ambiental de Produto (DAP) — para vidro float (plano) e vidros de proteção solar, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade de forma transparente, segundo comunicado distribuído à imprensa.
“Muito se fala em sustentabilidade, mas como saber quais são os produtos que realmente estão buscando isso de dentro para fora e não apenas ‘para inglês ver’?”, destaca a Cebrace em seu comunicado, observando que as Declarações Ambientais de Produto (DAPs) ou EPDs (da sigla em inglês que significa “Environmental Product Declaration”) se baseiam na análise de ciclo de vida do produto (ACV) e aparecem como primeiro passo essencial nessa resposta, a fim de evitar o greenwashing no mercado.
Vale lembrar que o termo greenwashing significa a injustificada apropriação de virtudes ambientalistas por parte de organizações ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing e relações públicas.
Setor vidreiro — A importância do documento afeta toda a cadeia do setor vidreiro, informa a Cebrace, considerando que 65% dos arquitetos e designers acreditam que a avaliação de ciclo de vida é o critério mais importante para validar as reivindicações de sustentabilidade de um fabricante (segundo estudos de 2010 mencionados pela UL Environment).
A Declaração Ambiental de Produto (DAP) é um relatório internacionalmente aceito e publicado, que por meio da análise de ciclo de vida dos produtos determina as maneiras pelas quais ele impacta no meio ambiente em todas as etapas.
Realizado por uma empresa independente e especializada nesse tipo de análise, a EPD fica disponibilizada publicamente para que todos tenham acesso quando desejar.
Transparência — Como primeira usina vidreira do Brasil a obter este importante relatório para vidros float e de proteção solar, a Cebrace reafirma o objetivo de oferecer transparência nos seus processos junto a todos os mercados em que atua.
De acordo com Mônica Caparroz, executiva de marketing da Cebrace, receber esta EPD é mais um degrau rumo a ações cada vez mais voltadas para a sustentabilidade. “Isso reforça nosso compromisso com o mercado em relação à transparência quando o assunto é sustentabilidade, já que podemos então entender os impactos do nosso processo e traçar oportunidades de melhorias em todas as etapas de produção e estratégias de atuação”, diz Mônica.
Requisitos e metodologias — As EPDs são desenvolvidas de acordo com Regras de Categoria de Produto (PCRs), que reúnem requisitos e metodologias de cálculo específicos do produto, assegurando a coleta e análise consistentes de dados. Para ler na íntegra a EPD obtida pela Cebrace, acesse o site www.cebrace.com.br
Fonte: Revista Contramarco (www.contramarco.com.br)
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