EMPRESA DE CONSULTORIA DE LEAN CONSTRUCTION FACILITA A IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA NOS CANTEIROS

Sócio-fundador da Climb Consulting traça um panorama do Lean Construction no Brasil e explica as vantagens do uso da metodologia

Cada vez mais, as empresas do mercado da construção civil têm observado as contribuições do Lean Construction (ou construção enxuta) para a eficiência no canteiro de obras. A metodologia é baseada no conceito “Lean Manufacturing”, desenvolvido pela Toyota em meados da década de 50. Aplicado na gestão de projetos, o Lean pode aumentar o valor entregue ao cliente e minimizar o desperdício de recursos e tempo.

A metodologia segue a premissa de que, ao eliminar desperdícios, o empreendimento ganha eficiência operacional – o que, por sua vez, possibilita reduzir custos e aumentar a competitividade em relação ao mercado.

Por esse motivo, no momento em que o setor está cada vez mais agressivo em relação a preço de venda e prazos e, ao mesmo tempo, sofrendo por oscilações constantes de custos de matéria-prima e commodities, o Lean vem se tornado cada vez mais um foco das empresas da construção que buscam processos mais estáveis e ganhos de eficiência. A afirmação é de Bernardo Etges, sócio-fundador da Climb Consulting, empresa com sede em Porto Alegre (RS) que atende a todo o Brasil e é especialista em Lean Construction.

“Neste aspecto, abre-se um espaço para a tecnologia e para o uso adequado de dados e informações que apoiam o setor ao crescimento”, diz Etges.

Para se ter ideia, entre 2010 e 2020, o número de pesquisas e trabalhos acadêmicos relacionados ao tema cresceu 125%. O Instituto do Lean Construction (LCI), iniciado nos EUA, já está presente em 29 países e nos Estados Unidos e reúne 260 empresas ao todo.

Além disso, o Lean é uma tendência de colaboração e interface com outros assuntos-chave para a cadeia da construção atual, como: BIM (Modelagem de Informação da Construção), gestão e fortalecimento de parcerias da cadeia de suprimentos e sustentabilidade – anteriormente com foco no Green Building e na mais atual abordagem ESG (Environmental Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança, em português), Construção Offsite, Industrialização da construção e Segurança do Trabalho.

“Além do objetivo pela melhoria contínua, o Lean mostra uma direta conexão com as práticas ESG, pois prevê a busca por métodos construtivos mais eficientes e sustentáveis”, aponta.

O processo de implementação da filosofia permite programar cada etapa de forma a maximizar a produtividade e o uso de recursos, seja para usar energia renovável ou fontes de menor impacto, ou, reduzir desperdícios de materiais e tempos ociosos, que impactam na pegada de carbono. Com o Lean, é possível elaborar projetos que causem impacto positivo para toda a cadeia e sociedade.

O especialista em Lean Construction destaca que o Brasil sempre teve uma forte presença no tema: “Os professores Luiz Fernando Mählmann Heineck e Carlos Torres Formoso foram pioneiros no Lean Construction”. Hoje, universidades como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre outras instituições, são referência no ensino e na pesquisa do Lean Construction e sua associação com outras tecnologias.

COMO UMA CONSULTORIA PODE AJUDAR A IMPLEMENTAR O LEAN?

“Ainda que tenhamos instituições na vanguarda do ensino do Lean, a grande maioria dos profissionais formados não têm acesso aos conceitos, conteúdos e benefícios que o Lean Construction pode proporcionar à construção”, observa Etges.

De acordo com o profissional, “uma empresa especializada em consultoria facilita a implementação do Lean Construction e, consequentemente, que o negócio conquiste a máxima eficiência operacional, menor preço e maior competitividade – o que é um diferencial importante em um ambiente altamente competitivo como o que vivemos”, explica.

O sócio-fundador da Climb Consulting acrescenta que é possível notar que em todo o mundo tem havido maior busca e utilização da filosofia do Lean Construction, inclusive no Brasil.

“Nesse panorama, pensar em processo e associá-lo à tecnologia é um caminho inadiável para qualquer setor, inclusive para a construção civil, mas formar pessoas e gerar a capacidade de reter esses talentos na organização é, ainda, um grande desafio – e aí nesse ponto que uma consultoria especializada se mostra essencial”, afirma.

Fonte: Climb Consulting/Relationow